terça-feira, 23 de agosto de 2011

Divagações....

Post inspirado na Clara Emagrecendo
Deixei uma mesnagem p/ ela que resolveu virar post. E foi mais ou menos assim com alguns bons acréscimos:

Suas "divagações" são totalmente pertinentes. Também as faço e analisando tudo que vivi e todos os avanços e retrocessos percebo que sem algum controle é pior para mim. Em 10 anos sem controle,  acho que engordei bastante sim quase que 12 quilos.  E quando passei a me controlar posso não ter emagrecido como deveria e gostaria, mas pelo menos não continuei a engordar desenfreadamente, desde 2008 não engordo mais (pelo menos!..rs).  E como tudo é um processo e ainda estou no caminho dele, agora preciso e quero me reeducar e me auto-conhecer, pois percebo que meu peso não está só relacionado à forma como me alimento, mas também com a forma descontrolada, sem rotina e foco em que vivo. Tenho que mudar minha vida e tenho que me mudar, não só a alimentação que faço, mas principalmente como lido com as coisas ao redor, como penso "no negativo", na correria, etc...
Também como de tudo e tenho até facilidade p/ emagrecer tanto como p/ engordar, então nem esta desculpa tenho como dar ("não consigo comer verduras/legumes/frutas/peixe"), mas  o problema que tenho e uso frequentemente como desculpa é sim a falta de foco e de paz, de disciplina e coragem*.  Enfim, quero ter disciplina, mas não uma ditatorial e pesada, mas uma disciplina mais tranquila, firme e constante.
*sobre ter coragem:  Sim é preciso ter coragem para emagrecer, para enfrentar seus defeitos de frente, para enfrentar a preguiça e o ócio, coragem p/ ser o que quer ser e não o que a "vida determinou" (pois já adultas sabemos que a vida não determina mais o que podemos ser, apenas nós mesmas). 

É isto.  Deu p/ entender que falávamos sobre não deixar correr solto, que mesmo sem conseguir emagrecer tudo que queremos pelo menos devemos procurar manter este mínimo  controle senão podemos passar dos 150 kg num piscar de olhos??? Mas que temos consciência que para emagrecer não devemos ter só um controle mínimo, mas um big controle até mudar de vez,  ou seja, ter mesmo uma vida nova.
Vida nova no sentido de se mudar por completo: nos hábitos e no autoconhecimento que te mostrará onde e porquê vc falha, em que momentos vc falha e como vc pode driblar ou até vencer estas falhas, como vc pode ter autocontrole, o motivo de não ter coragem de mudar e a forma de vc enfrentar esse motivo e conseguir mudar e etc... Eu chamo mesmo de construir uma vida nova, ter uma nova visão de mundo, nova forma de se ver e lidar consigo mesma, nova maneira de ver seu corpo e lidar com ele,  de ver e lidar com a alimentação, etc. Pelo pouco que me autoconheci já percebi que, no meu caso descobri que preciso mudar a minha forma de viver sem regras, descontrolada, sem rotina, sem foco, corrida, sem disciplina e mudar até meu jeito preguiçoso e pessimista que me adoece e estressa à toa. Também descobri que preciso olhar com mais carinho para o meu corpo, desenvolver mais estima e vaidade, pois sempre me acostumei a deixá-lo em segundo plano, pois era o que pensava ser certo, mas hoje percebo que nada do que diz a respeito de nós mesmos deve ficar em segundo plano! Corpo, mente e espírito devem ter preocupações iguais em nossas vidas, "amor sem escalas" por nós mesmos sem deixar nada em segundo plano ou p/ depois...rs
É isso, só queria deixar meu complemento divagativo sobre a divagação da Clara...rs 
Clara, espero que não se importe.
bjs, gente!

Um comentário:

  1. Jamais Anne!
    Adorei seu post, tanto quanto gostei do seu comentário.
    Confesso, perdona-me, só vi hoje.
    Mas é isso mesmo, essa dificuldade é eterna.
    Mas dá pra chegar lá!
    Só não sei onde "lá" é...

    Bjim

    ResponderExcluir